9 de jun. de 2010

Secretário do Trabalho conhece programas de capacitação da Volvo

*
*
O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, conheceu programas de educação ambiental e de capacitação da Volvo do Brasil, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), nesta terça-feira (8). O secretário também visitou a linha de montagem da fábrica de ônibus e caminhões.

Paulo Bracarense afirmou que a Prefeitura, por meio da secretaria do Trabalho e Emprego, pode desenvolver projetos de qualificação de mão-de-obra em conjunto com a Volvo. "Junto com a associação dos funcionários da empresa é possível realizar um projeto de capacitação para ser implantado no entorno da fábrica, onde existe uma comunidade mais carente", disse.

Uma das preocupações da secretaria municipal do Trabalho e Emprego é desenvolver atividades para a criação de "empregos verdes". A experiência do programa ambiental realizado pela Volvo, o "Centro Volvo Ambiental", poderá ser utilizada em projetos futuros da Prefeitura, por meio de parcerias.

"Pretendemos discutir e aprofundar a aplicação do chamado emprego verde, que é oferecer trabalho decente para a população aliada com a preservação do meio ambiente. O programa de educação ambiental que a Volvo desenvolve também ajuda a despertar a cidadania nas crianças", definiu Bracarense.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o conceito do "emprego verde" é criar uma economia sustentável que proporcione um trabalho decente e com baixo consumo de carbono. A OIT afirma que esse tipo de emprego pode ser criado em todos os setores e empresas, tanto em áreas urbanas quanto em zonas rurais. A intenção é diminuir o impacto do trabalho no meio ambiente.

"Já estamos com um grupo da secretaria do Trabalho e Emprego trabalhando no conceito do emprego verde, quais ações e qualificações podem ser feitas nesse sentido", disse Paulo Bracarense. Os diretores de Qualificação para o Trabalho, Cesar Tadeu Bassani, e de Planejamento das Relações de Trabalho, Mauro José Ignácio, também acompanharam a visita na Volvo.
*
Fonte:
http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário: